-->

  • Coluna do Aspie: Especial Dia das Mães


    Ela criou três filhos. Três crianças autistas numa época onde não se falava de autismo. O mais velho vomitava o tempo todo, o segundo chorava sem para e o mais novo ainda não falava, mesmo com idade para dizer muito mais do que apenas um simples "mamãe".

    Os três bem diferentes entre si mas com algo em comum: não eram como as outras crianças. Lembro que um dia desses, não faz muito tempo, perguntei à minha mãe se ela não notava que éramos diferentes. Inocência minha achar que não... Ela notava, claro que notava, minha mãe percebe tudo! Ela respondeu que sim, claro! Mas que ela nos levava até os médicos toda semana e ninguém sabia dizer o porquê de tal diferença...

    "Cada criança tem seu tempo", "é coisa de sua cabeça", "tá procurando problema"... Quantas frases desse tipo ela ouviu e fico pensando quantas dessas frases são ditas ainda hoje. Mas mãe sabe e a minha sabia..

    Ela não podia nomear a condição dos três filhos pois nem mesmo os médicos da época o faziam. Mas criar com maestria, isso ela podia e fez!

    Ela nos ensinou tudo que sabia e podia. Teve que aprender a nos ver crescer sem receber muitos abraços pois, nenhum dos três era muito dado a abraçar. Não teve muitas apresentações na escola para ir porque não participávamos de quase nenhuma e também não foi em muitas formaturas...

    Aprendeu que a dificuldade dos filhos em demonstrar os sentimentos não era o mesmo do que não sentir. Sempre soube deixar claro o quanto gosta dos filhos e apesar das nossas características que poderiam facilmente serem confundidas com frieza, soube nos mostrar que compreendia o quanto era admirada.

    Eu disse antes que ela não podia, na época, nomear a condição dos filhos, porém ela fez algo muito maior. Ela ensinou a condição do amor!

    Feliz dia das mães todos os dias. Eu te amo 💗


    Um abraço do Aspie e continuem seguindo o @aspiesincero no Instagram e mandando suas sugestões, perguntas e dicas de temas para a coluna. 

    Sobre o autor: @aspiesincero é codinome de um autista adulto que através de memes bem humorados busca propagar informações, conscientizar e tornar cada vez mais conhecido esse mundo do TEA. Gosta de escrever porque dá para fazer com apenas uma das mãos enquanto segura uma fatia de pizza na outra. Ler é seu hiperfoco mas rir de si mesmo é seu verdadeiro dom.
  • COMPRE AQUI SEU LIVRO


    Guia Prático para autistas adultos: Como não surtar em situações do cotidiano.

    Sinopse: Neste guia você não vai encontrar técnicas ou fórmulas mágicas, pois o que escrevi aqui são experiências reais e servem de base para que você entenda como meu cérebro autista funciona na prática. Aqui você será espectador e verá a vida através do olhar de quem sente na pele as mesmas sensações que você. Sempre com leveza e bom humor te ensino a não surtar nesse mundo onde a gente se sente um E.T.

    ENDEREÇO

    Belo Horizonte / MG - Brasil

    EMAIL

    contato@vidadeautista.com.br

    WHATSAPP

    (+55 31) 9 9676-1628

    CELULAR

    (+55 31) 9 9676-1628