• Coluna da Liga: O autismo e os relacionamentos interpessoais

    O autismo e os relacionamentos interpessoais

    Minha mãe disse que, quando eu ia à pracinha, mesmo que houvessem outras crianças, eu sempre brincava sozinha e sem sentar na areia: eu só tinha dois anos de idade. 

    Desde muito criança, sempre foi um desafio interagir com os demais e por muitos motivos: eu gostava de brincar sozinha, não possuía os mesmos interesses que os demais, não conseguia criar e manter vínculos por agir e ser, na essência, diferente.

    Lembro-me de tentar me aproximar das outras meninas, na 4ª série do ensino fundamental, mas elas me achavam bruta demais e logo me rechaçavam; eu tentava brincar com os meninos, pois, de alguma forma era mais natural para mim. 

    A pré-adolescência e a adolescência foram complicadas: as meninas já estavam falando em “ficar” com meninos, mas eu não tinha tanto interesse e, por algum motivo, não era interessante a quem olhasse. Mesmo hoje, na faculdade, tenho dificuldade em fazer e manter amigos pelos mesmos motivos de quando eu era criança, porém hoje sinto falto de ter vínculos, antes eu não sentia essa falta ou não me dava conta de que era tratada de modo diferente. 

    Hoje em dia tenho buscado por mais pessoas como eu, autistas, pessoas que minimamente pensam e sentem iguais a mim, talvez assim seja um pouco mais fácil de criar e manter vínculos: interagir com os iguais.





    Sobre o autor:
    Meu nome é Aline Caneda e faço parte da Liga dos Autistas

    Instagram https://www.instagram.com/liga.dos.autistas
  • COMPRE AQUI SEU LIVRO


    Guia Prático para autistas adultos: Como não surtar em situações do cotidiano.

    Sinopse: Neste guia você não vai encontrar técnicas ou fórmulas mágicas, pois o que escrevi aqui são experiências reais e servem de base para que você entenda como meu cérebro autista funciona na prática. Aqui você será espectador e verá a vida através do olhar de quem sente na pele as mesmas sensações que você. Sempre com leveza e bom humor te ensino a não surtar nesse mundo onde a gente se sente um E.T.

    ENDEREÇO

    Belo Horizonte / MG - Brasil

    EMAIL

    contato@vidadeautista.com.br

    WHATSAPP

    (+55 31) 9 9676-1628

    CELULAR

    (+55 31) 9 9676-1628