• Coluna do Aspie - As crônicas de Spinner

    Olá amigos!

    O ano é 2017, descobri que tenho um filho autista. Meus dois filhos mais velhos são normais, mas o mais novo está sofrendo desse mal. Não está sendo fácil, são muitas informações por toda parte, muita coisa nova para assimilar.

    Tudo está sendo muito estressante, estou me acabando em nervos. Quero ajudar o meu filho e estou procurando o melhor para ele. As pessoas não aceitam bem quem é estranho e não quero que ele sofra.

    Ele tem comportamentos esquisitos, fica mexendo os dedos sem parar e às vezes, quando o ambiente agita, ele fica balançando para frente e para trás, aí depois ele pára e volta a ficar calmo e tranquilo. Muito difícil fazer esse comportamento cessar e acho um pouco feio quando ele faz isso. E as pessoas não aceitam bem quem é estranho!

    Daqui a pouco começam as terapias, espero que ajudem ele a parar com essas manias que todo mundo estranha. Ele também não brinca direito, usa os brinquedos de forma diferente, ao invés de empurrar o carrinho fica girando as rodinhas. As terapias hão de ajudar nisso também. Estou muito estressado, espero que algum dia ele consiga se portar o mais próximo da normalidade possível.

    Ainda bem que essa semana, passando pela banca de jornais me deparei com um objeto curioso. Chama Fidget Spinner segundo o rapaz da banquinha. Perguntei pra que servia e ele disse que estava muito na moda, servia para acalmar... E não é que é bom mesmo! Comprei um para mim e foi ótimo, até comprei para meus filhos mais velhos também que estavam um tanto quanto agitados com toda essa situação.

    Está todo mundo usando, em todo lugar que olho tem alguém com um na mão. Incrível como algo tão repetitivo pode ajudar tanto, afinal é muito normal que fiquemos calmos com algo tão simples e prazeroso. Quisera eu ter inventado isso antes, pois me parece claro que esses rodopios acalentam.

    Mas agora chega de conversa que meu caçula vai entrar na terapia. Uma hora aqui esperando, mas farei o possível para ajudá-lo. Espero o tempo que for preciso! Ainda bem que tenho meu Spinner aqui para me acalmar.

    FIM

    O Fidget Spinner é um Stim Toy que foi criado na década de 90 visando ajudar crianças autistas e com TDAH. Acabou viralizando nos EUA e em vários países do mundo como um brinquedo "normal" chegando ao Brasil por volta de 2017 onde virou uma verdadeira febre entre adultos e crianças.

    Difícil não notar que quando algum comportamento se espalha passa a ser aceito como dentro de um padrão de normalidade enquanto o que não nos parece típico é visto com estranheza.

    Os Stims são importantes para os autistas e antes de procurar reprimir esse comportamento devemos pensar se a intenção é acabar com algo realmente prejudicial à pessoa autista (e existem Stims prejudiciais sim que devem ser substituídos), ou se estamos apenas querendo colocar a pessoa dentro de um padrão de normalidade para satisfazer um desejo nosso em detrimento ao bem estar da criança.

    Enfim, espero que esse texto provocador ajude com algumas reflexões. Abraços do Aspie e continuem enviando sugestões e perguntas ao @aspiesincero no Instagram. Até a próxima pessoal!


  • COMPRE AQUI SEU LIVRO


    Guia Prático para autistas adultos: Como não surtar em situações do cotidiano.

    Sinopse: Neste guia você não vai encontrar técnicas ou fórmulas mágicas, pois o que escrevi aqui são experiências reais e servem de base para que você entenda como meu cérebro autista funciona na prática. Aqui você será espectador e verá a vida através do olhar de quem sente na pele as mesmas sensações que você. Sempre com leveza e bom humor te ensino a não surtar nesse mundo onde a gente se sente um E.T.

    ENDEREÇO

    Belo Horizonte / MG - Brasil

    EMAIL

    contato@vidadeautista.com.br

    WHATSAPP

    (+55 31) 9 9676-1628

    CELULAR

    (+55 31) 9 9676-1628