• Coluna do Aspie: Autismo tem graça?

    Olá amigos!

    Esses dias fui questionado no Instagram por alguém que me criticou por "brincar" com o Autismo e resolvi falar um pouco sobre isso e sobre as intenções por trás de tal "brincadeira". Apenas para contextualizar, a pessoa que fez tal crítica é neurotípica e não foi grosseira ou ofensiva em nenhum momento, apenas queria entender se a página do @aspiesincero não poderia soar ofensiva a alguém.

    Primeiro vamos a alguns fatos importantes e um tanto quanto incômodos. Pesquisas recentes mostram que autistas estão morrendo muito mais cedo do que a população em geral. As duas principais causas de óbito em adultos são epilepsia e suicídio. 

    Em relação a epilepsia o que se pode fazer é buscar os tratamentos disponíveis e com eficácia comprovada cientificamente para sanar ou ao menos amenizar a situação.

    Agora pensando um pouco na outra causa de morte precoce, vou falar do propósito das piadas do Aspie Sincero. Todos sabemos das dificuldades inerentes ao espectro devido as questões diretamente relacionadas ao autismo, bem como as questões ligadas a falta de aceitação, inclusão e entendimento por parte da sociedade. Nesse sentido, é de extrema importância que se tente amenizar as situações que possam acarretar em fatores que levem a uma tristeza severa, baixa auto estima e até mesmo depressão.

    Seguindo nesse raciocínio, é primordial que se possa mostrar também os lados positivos do TEA, saber rir das situações que se dão em ocasião das nossas características, promover nossas qualidades e elevar e ressaltar um orgulho de ser como somos buscando um caminho de aceitação tanto da população em geral, como também a auto aceitação.

    Quando faço uma piada, uma brincadeira, mostrando tanto as dificuldades como as qualidades de maneira bem humorada, eu espero que as pessoas autistas se reconheçam, se identifiquem e se divirtam e que as pessoas neurotípicas, pais, parentes e todo mundo aprendam, entendam, informem-se e aceitem as características autísticas.

    Buscar amenizar as dificuldades, ressaltar as potencialidades sem subjugar nenhuma das duas coisas é algo que, de forma leve, o humor pode proporcionar. Sempre vi o humor como caminho para promover o orgulho de ser o que somos, ou seja, o ORGULHO AUTISTA!

    E antes que surjam outras críticas, aproveito para dar minha visão e esclarecer que o orgulho autista não visa camuflar os fatores limitantes que estão presentes no autismo e que sentimos na pele todos os dias, mas sim ressaltar que ainda assim podemos ter uma vida plena, sermos felizes e mostrar ao mundo várias qualidades que possuímos e que podem ser sensacionais se bem aproveitadas.

    Claro que não tenho a pretensão de achar que alguns memes possam solucionar ou explicar toda a complexidade do TEA, mas se puder dar uma pequena contribuição, amenizar o sofrimento de alguém, alegrar o dia de alguma pessoa, trazer alguma informação nova ou reforçar alguma informação importante, fazer alguém sentir que não está sozinho nesse mundo e que existem outras pessoas com semelhanças que mostrem que a pessoa não é apenas um estranho num mundo hostil, já me dou por satisfeito.

    Caso algum autista sinta desconforto com alguma postagem, pode me procurar e conversaremos. Caso algum neurotípico sinta algum desconforto, claro que sempre estarei aberto a conversas também, mas só peço que primeiro verifique se tal incômodo não se dá por que você foi retirado de sua zona de conforto e foi levado a pensar sobre determinada situação da qual já tinha uma opinião formada e nem mesmo sabia o porquê.

    Abraços do Aspie e continuem enviando sugestões e dúvidas para o @aspiesincero no Instagram!

    Sobre o autor: @aspiesincero é codinome de um autista adulto que através de memes bem humorados busca propagar informações, conscientizar e tornar cada vez mais conhecido esse mundo do TEA. Gosta de escrever porque dá para fazer com apenas uma das mãos enquanto segura uma fatia de pizza na outra. Ler é seu hiperfoco mas rir de si mesmo é seu verdadeiro dom.
  • COMPRE AQUI SEU LIVRO


    Guia Prático para autistas adultos: Como não surtar em situações do cotidiano.

    Sinopse: Neste guia você não vai encontrar técnicas ou fórmulas mágicas, pois o que escrevi aqui são experiências reais e servem de base para que você entenda como meu cérebro autista funciona na prática. Aqui você será espectador e verá a vida através do olhar de quem sente na pele as mesmas sensações que você. Sempre com leveza e bom humor te ensino a não surtar nesse mundo onde a gente se sente um E.T.

    ENDEREÇO

    Belo Horizonte / MG - Brasil

    EMAIL

    contato@vidadeautista.com.br

    WHATSAPP

    (+55 31) 9 9676-1628

    CELULAR

    (+55 31) 9 9676-1628