• Coluna do Aspie: Mas você nem parece autista




    Olá amigos,

    Muitos autistas já ouviram a famigerada frase: "mas você nem parece autista". Hoje vou falar um pouco sobre o que está por trás desse tipo de comentário e espero fazer as pessoas refletirem sobre em que tipo de conhecimento está baseada tal afirmação. 

    O espectro do autismo é muito amplo e as características das pessoas autistas são diversas. Cada pessoa é uma pessoa e cada autista é um autista. 

    Então não ache que o autismo é aquilo que você viu naquela série, que o autista é como aquele personagem daquele filme que você viu aquela vez. O autismo também pode ser isso, mas não apenas isso. 

    Eu sou uma pessoa autista, algumas vezes me declaro assim, outras vezes eu nem toco no assunto e não é preciso que o mundo inteiro saiba que estou dentro do espectro. O que é preciso que todos saibam é que quando alguém diz que é autista ou quando você fica sabendo que alguém é autista, independentemente do que você ache, essa pessoa não é obrigada a provar nada a você. 

    Caso você ache que não viu na pessoa as características que você pensa que os autistas tem que apresentar, apenas aceite que talvez você não conheça muito sobre o TEA ou até mesmo não conheça o suficiente sobre aquela pessoa para poder tirar conclusões. Além do mais, muitas coisas são muito perceptíveis para quem convive no dia a dia com o autista, mas nem sempre podem ser observadas num olhar mais superficial. 

    Afinal, só porque você olhou uma vez e não viu, não quer dizer que não esteja ali! 

    Um abraço do Aspie e continuem seguindo o @aspiesincero no Instagram e mandando suas sugestões, perguntas e dicas de temas para a coluna. 

    Sobre o autor: @aspiesincero é codinome de um autista adulto que através de memes bem humorados busca propagar informações, conscientizar e tornar cada vez mais conhecido esse mundo do TEA. Gosta de escrever porque dá para fazer com apenas uma das mãos enquanto segura uma fatia de pizza na outra. Ler é seu hiperfoco mas rir de si mesmo é seu verdadeiro dom.
  • COMPRE AQUI SEU LIVRO


    Guia Prático para autistas adultos: Como não surtar em situações do cotidiano.

    Sinopse: Neste guia você não vai encontrar técnicas ou fórmulas mágicas, pois o que escrevi aqui são experiências reais e servem de base para que você entenda como meu cérebro autista funciona na prática. Aqui você será espectador e verá a vida através do olhar de quem sente na pele as mesmas sensações que você. Sempre com leveza e bom humor te ensino a não surtar nesse mundo onde a gente se sente um E.T.

    ENDEREÇO

    Belo Horizonte / MG - Brasil

    EMAIL

    contato@vidadeautista.com.br

    WHATSAPP

    (+55 31) 9 9676-1628

    CELULAR

    (+55 31) 9 9676-1628