• Coluna do Aspie - O peso do autismo leve


    Olá amigos! 

    Hoje vou falar do autismo leve e das dificuldades inerentes a esse nível do espectro. Atualmente o autismo é classificado em três graus: leve, moderado e severo. Essa distinção se faz basicamente pela necessidade de auxílio que precisará a pessoa para seu melhor desenvolvimento. 

    A primeira impressão que se tem quando se vê a palavra LEVE é a de que trata de algo mais simples, fácil e até mesmo tranquilo de lidar... mas não é nada disso. Essa diferenciação dos graus de autismo, servem apenas para comparar os indivíduos dentro do espectro e para definir qual a melhor conduta terapêutica conforme a necessidade de cada pessoa. 

    Nunca se deve comparar um autista leve com um neurotípico*, apenas pelo grau ser leve. Os termos leve, moderado e severo não remetem a peso e sim a intensidade. Não existe dentro do espectro mais autista ou menos autista. O espectro é amplo mas todos eles compartilham de características inerentes ao autismo. 

    Uma pessoa no grau leve fala, mas muitas vezes tem problemas para se comunicar. Tem uma vida social, mas não consegue socializar de fato. Tem percepção de suas dificuldades, mas muitas vezes as pessoas ao seu redor não têm. É muitas vezes taxado de esquisito, pois geralmente apresenta interesses específicos, stims** e apegos a rotina como qualquer outro autista. Também sofre o desdém de quem, mesmo sem conhecimento, não vê ali os sinais do autismo. 

    Não pense que isso só ocorre quando as pessoas não sabem do diagnóstico. Mesmo quando sabem não é difícil escutar as famigeradas frases: "Mas você parece normal", "Você não tem cara de autista", ou "Você tem certeza que é autista?". Na escola é assim, no trabalho é assim, na vida é assim. Continuam esperando que o autista leve seja algo que ele não é. 

    Uma analogia que demonstra bem esse fato é de que não se espera de um cadeirante que ele suba escadas, não se espera que um surdo ouça, mas do autista leve se espera que socialize ou tenha comportamentos iguais aos de um neurotípico. Por isso, ao conhecer um autista na escola, no trabalho, na faculdade ou onde for, não espere que ele seja como você. Aprenda a compreender os outros e aceitar as diferenças. Se não souber ou não entender, pergunte ao invés de julgar. Ser diferente é normal e poder conviver com as diferenças é a melhor oportunidade que temos de sermos pessoas melhores! 

    Um abraço do Aspie e continuem seguindo o @aspiesincero no Instagram e mandando suas sugestões, perguntas e dicas de temas para a coluna. 

    * Neurotípico ou NT, uma abreviação de neurologicamente típico, é um neologismo amplamente utilizado na Psicologia, Psiquiatria, Neurologia, bem como nos aspectos sociológicos e culturais do autismo como um rótulo para pessoas que não estão no espectro do autismo.

    ** Stimming ou Stim é o termo usado pelos autistas ao que os profissionais chamam de “estereotipia” ou “comportamento estereotipado”. Em breve mais detalhes na Coluna do Aspie :)

    Sobre o autor: @aspiesincero é codinome de um autista adulto que não tem identidade conhecida, mas já rolam rumores que é só convidar para comer um pastel com caldo de cana que ele não consegue recusar. Escreve porque tem insônia mas seu forte é procrastinar. Assiste o roda a roda jequiti e jura que conseguiria acertar todas as palavras antes de qualquer um se lá estivesse. Ler é seu hiperfoco mas rir de si mesmo é seu verdadeiro dom.
  • FÓRUM: PERGUNTAS E RESPOSTAS


    ◆ Para fazer perguntas você precisa ser assinante do Vida de Autista.
    ◆ As perguntas serão respondidas pelos Psicólogos do Instituto Esperançar.
    ◆ Você também pode fazer perguntas para a Dani.
    ◆ Todas as perguntas e respostas ficarão disponíveis semanalmente no menu “Novidades” do site.
    ◆ A resposta da sua pergunta também pode ser privada, basta nos avisar ;)
    ◆ Assinando você colabora para que o Projeto Vida de Autista continue ajudando milhares de pessoas.
    ◆ Você também participa de sorteios exclusivos!

    ENDEREÇO

    Belo Horizonte / MG - Brasil

    EMAIL

    contato@vidadeautista.com.br

    WHATSAPP

    (+55 31) 9 9676-1628

    CELULAR

    (+55 31) 9 9676-1628